NÉNE PELEIRA


Guitarrista, Compositor e Produtor português, nasceu no Lubango, Angola, em 1972. Começou a sua carreira aos 16 anos e tem colaborado com vários artistas e músicos portugueses ao vivo e em estúdio ao longo dos anos, em estilos musicais que vão da Música Tradicional ao Pop/Rock, como João Charepe, Rita Guerra, Lúcia Moniz, Andre Sardet, Yami Aloela, Chico Mendes, Zé Villar, entre outros.

Fez a sua formação em guitarra clássica na escola N.S. do Cabo, com o professor Paulo Galvão. No final dos anos 90, integra a banda da cantora Lúcia Moniz nas tours dos discos Magnólia e 67, produzidos pelo guitarrista Nuno Bettencourt (Extreme). Em 2006, é convidado para integrar a banda do cantor André Sardet e gravar o álbum “Acústico”. Editou 2 discos de originais com o seu projecto Mazelab, “Would You?” de 2005 e “Evolution” de 2011.

Editou em 2020, o seu álbum, Chicoronho, o primeiro em nome próprio, com a participação dos músicos Miguel Amado (bass), Ruben Alves (piano), Carlos Miguel Antunes (bateria), Gonçalo Prazeres (sax), Jean Marc Charmier (Trompete), Zé Villar (bateria) e o convidado especial e antigo aluno Guilherme Marinho (guitarra). Um álbum onde explora as suas origens musicais e o universo da música improvisada.
Em 2023 irá editar o 2o disco de originais com Vicky Marques (bat) e Miguel Amado (baixo). Ainda no mesmo ano co-produziu o disco Kintsugi , de Zé Villar e letras do escritor José Luís Peixoto, com quem tem colaborado em vários concertos tertúlia pelo país.

É diretor pedagógico da escola de música, Musicentro Salesianos de Lisboa, e uma referência no ensino da guitarra elétrica, onde desde 1994, ajudou a formar um grande número de músicos e artistas de referência nacional e internacional como, Guilherme Marinho (Aurea), João Diogo Roque, Luísa Sobral, Salvador Sobral, Ângelo Freire, Marta Pereira da Costa, Manuel Oliveira (Ana Bacalhau, Agir), Capitão Fausto, Milhanas ou Mimi Froes, entre outros.



Previous
Previous

DIOGO SANTOS

Next
Next

KOLME