ANOS 20

GREAT GATSBY INSPIRATIONAL

Moodboard
com o tema Anos 20 e com
referencial ao Grande Gatsby

Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e traduziam no seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.

A sociedade dos anos 20, para além da ópera ou do teatro, também frequentava os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood e suas estrelas, como Rodolfo Valentino e Douglas Fairbanks. As mulheres copiavam as roupas e os trejeitos das atrizes famosas, como Gloria Swanson e Mary Pickford.

Os anos 20, em estilo art-déco, começou trazendo a arte construtivista - preocupada com a funcionalidade, além de lançamentos literários inovadores, como "Ulisses", de James Joyce. É o momento também de Scott Fitzgerald, o grande sucesso literário da época, com o seu "Contos da Era do Jazz".

Em 1925, pela primeira vez, os surrealistas mostraram seus trabalhos em Paris. Entre os artistas estavam Joan Miró e Pablo Picasso.
Foi a era das inovações tecnológicas, da eletricidade, da modernização das fábricas, do rádio e do início do cinema falado, que criaram, principalmente nos Estados Unidos, um clima de prosperidade sem precedentes, constituindo um dos pilares do chamado "american way of life" (o estilo de vida americano)

As mulheres não só escolhem as suas roupas, como dançam (muito), bebem (demasiado) fumam (mais ainda), e vão contra todas as regras que durante décadas as colocaram numa posição redutora, inferior. Pelos clubes e boîtes das grandes cidades, de Paris a Chicago, passando por Berlim, as noites misturam-se com os dias, ao som do jazz e de uma liberdade recém-conquistada, que se celebra a cada piscar de olho. A democratização da Moda, termo agora repetido até à exaustão, tornava-se uma realidade. E não mais parou. É um ato contínuo, em permanente evolução, que não tem fim. De certa forma, temos isso a agradecer a esses inquietantes, mas fabulosos, années folles. Qualquer semelhança com os ’20 que agora vivemos é – para já – pura coincidência. 

A cantora e dançarina Josephine Baker também provocava alvoroço em suas apresentações, sempre em trajes ousados.
Livre dos espartilhos, usados até o final do século 19, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, o colo e usar maquilagem. A boca era carmim, pintada para parecer um arco de cupido ou um coração; os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis; a pele era branca, o que acentuava os tons escuros da maquilagem.
-
PLUMAS
DOURADOS
RENDAS
MAQUILHAGEM
LUVAS
MARTINI COCKTAIL GLASS
BOQUILHAS

Dress Code e Look

Art Deco, estilo esse que deixou um legado na arquitetura, decoração, design industrial, design gráfico, moda, arte, música, cinema… pois é, agora dá para começar a entender o quanto tudo isso impactou a sociedade da época, e a sua importância histórica. Assim, o termo abreviado do francês, significa basicamente  arts décoratifs, ou arte decorativa traduzido para português.
-
DOURADOS
LINHAS GEOMÉTRICAS
PADRÕES
ILUSTRAÇÃO
LETERING INSPIRADO NA ARQUITECTURA
LOOK INDUSTRIAL
-
O movimento tem as suas raízes no “Art Noveau”, no entanto a sua estética distingue-se bastante no que se refere à formas. Enquanto, o Noveau inspirava-se na natureza através de linhas curvas e sinuosas, ricas em detalhes rebuscados; o Déco apresentava-se por linhas retas e formas geométricas marcadas pelo design abstrato e simetria.

ART DECO
o estilo gráfico
e tipografia

PALCOS E CENÁRIOS
Roaring Twenties

-
EXÓTICOS
SEXY
GLAMOROSOS
EXAGERADOS
LUZES QUENTES
DOURADOS
PRETOS
LUSTRES
-
As criações no estilo Déco eram compostas por materiais de primeiríssima qualidade como jade, bronze, prata, marfim, mármore entre outros. Em pouco tempo começou a ganhar visibilidade no resto do mundo, sendo muito bem aceite na América do Norte, de tal forma que até hoje inúmeras edificações concebidas neste estilo estão presentes na paisagem e são cartões postais. As suas bases eram inspiradas nos zigurates (antigos templos de povos exóticos, como hindus e índios centro-americanos). A fachada dos edifícios não poderia deixar de possuir seus elementos geométricos, materiais nobres e a escultura de animais.


Inspiração para Centros de Mesa e Materiais

PARTILHE-NOS A SUA OPINIÃO